Dicas para se vestir de acordo com o seu corpo
- Ana Paula Ferreira
- 27 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Oi minhas lindas, tudo bem com vocês? Continuando o assunto que começamos no último post, hoje falaremos sobre dicas de roupas para usar de acordo com o formato do seu corpo.
Ah, vale lembrar que são dicas baseadas em estudos sobre o assunto, mas fique a vontade para seguir ou não as dicas okay? Eu mesma geralmente me visto mais de acordo com meu estilo, não muito de acordo com meu corpo, mas eu sei bem como é desconfortável quando acabamos evidenciando algo que não gostamos muito em nosso corpo ou acabamos distorcendo nosso corpo de acordo com as roupas que usamos, por isso é interessante entender o que pode favorecer ou não seu corpo, em especial para se guiar antes de fazer uma compra que você acabe se arrependendo depois.
Sem mais delongas, vamos as diquinhas!
Ampulheta
O corpo ampulheta é o mais "equilibrado", geralmente é o desejado pelas mulheres, já que possui proporções similares de busto e quadril e uma cintura fina e marcada. Bem, esse corpo combina com basicamente tudo, então é fácil pra quem tem esse corpo se vestir e se sentir bem. Como o corpo é bem “equilibrado”, deve evitar algumas coisas para não criar desproporção, por exemplo, evitar cortes retos pra não ficar quadrado, evitar listras e estampas em uma região que podem criar desarmonia (ex.: blusa listrada chama atenção para parte superior, saia listrada chama atenção para parte inferior, logo pode deixar corpo com impressão de ser maior em uma das partes que usar a estampa, logo, aconselha-se usar estampas no corpo todo), evitar ombreiras ou mangas bufantes pois irá deixar seu corpo triangular. Independente da roupa utilizada, buscar sempre marcar cintura para equilibrar as proporções.
Obs.: Evite peças muito justas, pois irá deixar uma sensação de vulgaridade.

Retangular
O corpo retangular, como tem os ombros e o quadril em proporções semelhantes e pouca cintura, vai precisar criar uma cintura. Como faz isso? Usando saias com volume e cintura marcada, saias estampadas, blusas peplum, usar cintos para deixar a cintura marcada... Enfim, se você quer ter um corpo “equilibrado", o truque é criar uma cintura e evitar tudo que deixa sua cintura reta.
Lembrando que se você tem corpo retangular, não se sinta desvalorizada, as modelos geralmente tem esse corpo, ou seja, sabe quem tem esse formato corporal? Gisele Bündchen. Só levanta a cabeça e brilha querida hahaha

Triângulo
Esse corpo é caracterizado por ombros pequenos e quadris largos, logo, diferentemente do corpo retangular, você tem que disfarçar o quadril e aumentar a proporção da parte superior de seu corpo. Para fazer isso aposte em cachecol, lenço, blusas claras e/ou estampadas, e a parte de baixo mais neutra, de preferência tons escuros, neutros, cortes que não criem mais volume ainda.
Outra dica é não marca tanto a cintura pra que não aumente ainda mais o quadril. Mas é aquela história, isso são dicas pra “equilibrar o corpo”, se você gosta de cinturinha marcada e saia rodada, aí é com você, mas se você é incomodada com o tamanho do quadril, então a intenção é diminuir a parte de baixo e aumentar a parte de cima para trazer equilíbrio ao corpo.

Triângulo Invertido
Como esse corpo é o contrário do triângulo, você vai pegar as dicas do triangulo e inverter. Ou seja, você tem que ampliar o quadril com volume, estampas, saias rodadas e pregas, usar vestidos envelope, blazer, buscar sempre chamar atenção para quadril e criar a sensação de que seus ombros e busto são menores, logo, além de criar o volume na parte inferior, evite tudo que chama atenção para a superior.

Oval
Por fim, temos o corpo oval. Este possui a região do abdômen e cintura maiores do que o quadril e ombros, então, pra quem não se sente bem com isso e quer disfarçar, tem algumas dicas que podem ser usadas. A primeira é criar a cintura acima de onde ela realmente é, que seria localizada 4 dedos abaixo do busto ou 4 dedos acima do umbigo, ou melhor, pense em uma linha divisória entre a altura do umbigo e abaixo dos seios. Outra dica é criar uma linha vertical com seu corpo, seja através de listras verticais, sobreposição com blazer ou casaco abertinho (de preferência que sejam acinturados), e evitar blusas que terminam na linha da cintura para não chamar atenção para a região. Utilize também saias retas ou em corte A, saias plissadas ou fluidas, vestidos transpassados, e roupas em cores escuras também auxiliam a deixar o corpo com um campo visual menor.

Bem, essas são algumas dicas para ajudar quem não se sente muito confortável com seu corpo ou que desejam se sentir mais confiantes quando se vestirem. Mas lembre-se, você é linda e não é seu corpo que deve te impedir de se vestir do jeito que você se sente feliz!
Espero que essas dicas ajudem você a se vestir cada dia melhor para honra e glória de Deus!
Comments